Latas AlumínioA palavra alumínio vem do latim alumen, que é o nome dado ao sulfato de alumínio. O alumínio é um elemento metálico, brilhante, prateado e faz parte do grupo dos metais representativos. Ele é simbolizado pela sigla 'Al' e possui número atômico 13 (Z=13) na tabela periódica.

O alumínio quando puro é mole e dúctil, ou seja, é um elemento leve e um condutor de eletricidade e calor. Antigamente, esse elemento era utilizado como fixador de corantes em tecido e também para a produção de cerâmica. No Egito e na Babilônia, esses povos o utilizavam na elaboração de produtos medicinais e químicos.

O alumínio só foi sintetizado pela primeira vez em 1825, quando Hans Christian Orsted, em seus experimentos sobre a corrente elétrica, o isolou através do óxido de alumínio. Essa descoberta não ganhou muito destaque na época, mas em 1827, Friedrich Whöler conseguiu prepará-lo em sua forma mais pura.

Presença na Natureza

Atualmente, sabe-se que o alumínio é um dos elementos mais encontrados na crosta terrestre, exatamente a 15 km externos da crosta e ele corresponde a 8% de massa.

O minério produzido por ele, um dos mais importantes, é a bauxita, mas seus compostos estão presentes em outros elementos da natureza de valor como as pedras preciosas (safiras, rubis, crisoberilos, etc.).

Aplicações do Alumínio

É um elemento bastante utilizado pelo homem na produção de equipamentos eletrônicos como computadores, aparelhos de vídeo e som, em latas e também para utensílios de cozinha.

Pode ser usado também na criação das estruturas de automóveis, aviões, navios, trocadores de calor, para substituir o aço, dentre outros. Na construção civil, pode ser usado na criação de janelas, portas, divisórias, etc., para a fabricação de cabos elétricos e para tintas feitas à base de alumínio. Muitas ligas de alumínio são produzidas, contendo outros elementos como cobre, silício, zinco e magnésio.

Curiosidades

  • A empresa Jaguar, uma fábrica inglesa que trabalha com a produção de automóveis, construiu um carro parcialmente de alumínio, incluindo o motor e o chassi, em 1992.
  • A empresa japonesa Honda, construiu o Honda Acura NSX com 500 kg de alumínio. Geralmente, um carro possui 70 kg. Os Estados Unidos é considerado um dos maiores produtores de Alumínio.
  • No Brasil, encontram-se reservas de bauxita, em cidades como Poços de Caldas – MG, e também compostos de alumínio em Minas Gerais, Bahia e na Amazônia.