Panela CobreO cobre é um elemento químico simbolizado por 'Cu' e possui a cor avermelhada. Seu nome é derivado do latim cuprum. Ele pertence ao grupo dos metais de transição e possui o número atômico 29 (Z=29).

No período neolítico, na pré história, o homem substituiu a pedra pelo cobre e foi um dos principais elementos para a produção de objetos e armas. Isso aconteceu na Idade dos Metais, período considerado o fim da Idade da Pedra e foi largamente utilizado no início das civilizações do Egito e da Mesopotâmia.

No Império Romano, esse material era extraído das minas encontradas em Chipre. O cobre e suas ligas (bronze e latão) foram um dos primeiros materiais metálicos a serem trabalhados pelo homem e de grande importância para o desenvolvimento da sociedade.

É maleável, um ótimo condutor de calor e eletricidade, muito resistente à corrosão, durável e fácil de ser manuseado.

Presença na Natureza

O cobre pode ser encontrado em depósitos de minério no mundo todo. E, geralmente é encontrado na forma de calcoprita CuFeS2. Além disso, é um dos elementos encontrados na corrente sanguínea de plantas e animais.

Para realizar a sua extração uma equipe de exploração utiliza variadas técnicas para avaliar a superfície da terra de forma a encontrar esses depósitos. O minério de cobre pode ser dividido em minérios de sulfeto e minérios de óxido. Os minerais que contêm o cobre são: cuprita (Cu2O), azurita (2 CuCO3 . Cu(OH)2)), calcopirita (CuFeS2) e malaquita (CuCO3 . Cu(OH)2).

Aplicações do Cobre

Antigamente, como foi abordado, o cobre era utilizado para a produção de armas de caça e objetos. Com o tempo e o desenvolvimento da indústria, ele foi ganhando aplicações variadas. Um grande exemplo de aparelho feito com esse elemento químico é o para-raio. Além disso, ele também é um ótimo condutor de eletricidade e calor, sendo largamente utilizado para a produção de fios elétricos, como cobertura de telhados.

Na agricultura, os sais produzidos a partir do cobre são empregados como fungicidas. No Brasil, o cobre é muito utilizado para a fabricação de ligas metálicas e condutores elétricos.

Outro uso para o cobre cobre é a produção de moedas, joias, utensílios para a cozinha, etc.

Curiosidades

  • A Estátua da Liberdade e outras obras de arte são criadas com materiais à base de cobre, pois uma de suas propriedades é a durabilidade.
  • Os historiadores acreditam que o cobre tenha sido utilizado pelo homem há pelo menos 10.000 anos.
  • A Bíblia, no velho testamento, mostra relatos do uso desse metal nobre para a construção de templos e pergaminhos.
  • Há indícios de que a primeira bateria da história, a Bateria de Bagdad, foi feita com cilindros de cobre entre 248 a.C a 226 a.C no Iraque.
  • Hipócrates utilizou esse metal para curar úlceras nas pernas.
  • Em 1991, foi encontrado o homem de Gelo, em Tirol, na Itália. Segundo os historiadores, ele teria 5.300 anos e possuía um machado que havia sido fundido com cobre.