Mina EnxofreO enxofre é um elemento químico que no latim significa sulfur. Ele é representado pelo letra “S” e possui o número atômico 16 (Z=16). Ele pertence ao grupo dos não-metais. O enxofre nativo é encontrado no estado sólido, possui uma cor amarelada, é leve e queima com facilidade. Não conduz eletricidade facilmente e não se dissolve na água.

Esse elemento adquire um odor ruim quando está em contato com o hidrogênio, assemelhando-se ao cheiro de ovo podre. Esse elemento é um grande poluidor do ar em áreas industriais e pode acarretar no aparecimento da chuva ácida, ou seja, quando há a queima de carvão e petróleo, elementos que contém enxofre, são produzidas grande quantidades de dióxido de enxofre.

Desde muito tempo, o enxofre foi utilizado na pré-história para as pinturas nas cavernas, além de ser um material estudado pelos alquimistas para a produção de medicamentos e também como desinfetante. Há indícios de que os egípcios, há 4.000 anos, utilizavam-no para suas práticas religiosas. Além de ter sido utilizado para a confecção de explosivos para as guerras. O enxofre só foi definido como um elemento químico em 1777 por Antoine Lavoisier, um químico francês.

Enxofre na Natureza

Esse elemento apresenta-se na natureza de variadas formas, pode ser encontrado em minerais à base de sulfatos e sulfetos como a pirita, galena, esfalerita, gipsia, celestita, etc. Geralmente são cristais amarelos que contém esse material.

O enxofre puro pode ser encontrado no Japão, nos Estados Unidos, nos pântanos da Luisiana e na Sicília (Itália). Próximo a vulcões e fontes de águas termais. Outros elementos que contém enxofre em sua composição são o carvão, o gás natural e petróleo.

É também um dos elementos essenciais para os seres vivos, sendo encontrado nos fluidos e nas gorduras. Ele auxilia no combate à parasitas e na formação de proteínas, vitaminas e do coágulo sanguíneo no corpo humano. Quando não há esse elemento no corpo, o indivíduo pode adquirir depressão, saliva com odor ruim, neurite e pouco brilho na pele. 

Aplicações do Enxofre

Esse elemento pode ser utilizado para a produção de fósforos, inseticidas, medicamentos laxantes, adubos químicos e é um dos elementos usados para fazer a pólvora.

Além disso, ele pode ser usado para a elaboração de ácido sulfúrico, um importante reagente químico utilizado nas indústrias para baterias e para deixar a borracha mais resistente, etc.

Curiosidades

  • Os vulcões são responsáveis por expelir o enxofre, rochas que contém sílica e dióxido de enxofre.
  • A Petrobrás é uma empresa que produz 7% do enxofre que é utilizado no mercado brasileiro.
  • O Viagra, um medicamento utilizado para o tratamento da disfunção erétil, é um dos produtos produzidos com enxofre.