Sal Cozinha SódioA palavra sódio é derivada do latim 'sodanum', uma planta de onde se retira o carbonato de sódio e utilizada para a cura da dor de cabeça.

O sódio é um elemento químico metálico, mole, prateado, reativo e faz parte do grupo dos metais alcalinos. Ele é simbolizado pelas letras 'Na' e possui número atômico 11 (Z=11). É altamente reativo, oxidando no ar e reagindo violentamente com a água. O sódio é um elemento constituinte dos seres vivos, dos alimentos e encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio).

Antigamente, esse elemento era conhecido nas formas de cloreto de sódio, para uso culinário e o carbonato de sódio, que era utilizado pelos povos egípcios.

Seu nome no latim é Natrium e deu origem ao símbolo do elemento na tabela periódica. O Natrium é proveniente de um minério de carbonato de sódio chamado natron, atualmente nomeado de trona. Esse minério era extraído há milhares de anos no Vale de Natron, próximo ao Cairo e a Alexandria. Já o nome sódio origina-se do termo soda cáustica, uma substância que foi utilizada por Humphry Davy, em 1807, para o processo conhecido como eletrólise da soda cáustica.

Por muito tempo, o sódio metálico era obtido por meio da redução do carbonato de sódio com o carbono. Mas, como a eletricidade se tornou mais barata, foi utilizado o método de Davy para a obtenção do sódio.

Presença na Natureza

Por causa de sua elevada reatividade ele não é encontrado livre na natureza, apesar de ser abundante. Ele é encontrado em alguns minerais como a criolite, o bórax e o nitrato do Chile. Nas águas marinhas, em depósitos de sal-gema, provavelmente criados com evaporação de mares da pré-história ou lagos salgados.

Geralmente, ele é extraído por meio de depósitos chamado de salinas, quando a água do mar evapora. É um dos processos mais utilizados para a extração do sódio.

Aplicações do Sódio

O sódio pode ser utilizado para a formação de ligas metálicas com metais como o chumbo. Através de seus cloretos ou óxidos, o sódio pode ser utilizado também para a geração de outros metais como o titânio e o zircônio.

A aplicação mais comum de sódio é para a produção de lâmpadas a vapor de sódio, são aquelas lâmpadas amarelas utilizadas na iluminação de ruas e estradas. Quando é jogado no fogo, a chama adquire uma cor amarela proveniente dos íons de sódio.

Os compostos de sódio mais utilizados são:

  • Silicatos - mais utilizado para a fabricação de vidro;
  • Clorato - utilizado na fabricação de explosivos;
  • Hidróxido de Sódio - utilizado para produção de sabão, papel, celulose, etc.;
  • Cloreto - utilizado para a produção de outros sais, como o sal de cozinha;
  • Peróxido - usado como branqueador das fibras têxteis;
  • Tetraborato - usado na produção de detergente e;
  • Tiossulfato - utilizado no processo de revelação fotográfica.

Cuidados com o Sódio

Nos seres vivos, esse elemento é importante para trazer o equilíbrio ao organismo. Quando há um desequilíbrio de sódio no corpo, ocorre diarreia e desidratação, em alguns indivíduos que possuem doenças ou desequilíbrios intestinais. O sódio, quando consumido em excesso, pode causar danos a saúde como a doença conhecida como hipertensão.