logo.jpg








Elementos Químicos
Elementos Químicos e Tabela Periódica
Características Gerais de alguns Elementos Químicos
Fale Conosco
Mapa do site




Características Gerais de alguns Elementos Químicos
química
Hidrogênio (H): é um elemento químico gasoso, inodoro e incolor, e pertence ao grupo dos metais alcalinos. É o elemento de menor número atômico (Z=1), e é o mais abundante no Universo, está presente no ar, na água e em todos os compostos orgânicos.

Hélio (He): é um elemento químico gasoso, inodoro, incolor, não metálico, e pertence ao grupo dos gases nobres. É o elemento que tem o ponto de ebulição mais baixo, e só pode ser solidificado com  altas pressões. Possui número atômico 2 (Z=2).

Ferro (Fe): o ferro é um elemento metálico de transição, maleável, dúctil e prateado. Possui número atômico 26 (Z=26). Suas principais fontes são os minérios hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (FeO(OH)nH2O), ilmenita (FeTiO3), siderita (FeCO3) e pirita (FeS2). No corpo humano, é encontrado cerca de 3 gramas de ferro, e a maior parte  está na hemoglobina.

Oxigênio (O): é um elemento gasoso, incolor, inodoro, pertence ao grupo dos não-metais. Possui número atômico 8 (Z=8). Na costra terrestre, o oxigênio é o elemento mais abundante, e é vital para todos os organismos que possuem respiração aeróbica. Sua forma mais comum, é a diatômica: O2

Carbono (C): é um elemento que pertence ao grupo dos não-metais,  com número atômico 6 (Z=6). É o único elemento capaz de formar muitos compostos, com cadeias e anéis apenas de átomos de carbono. Apresenta-se de três formas alotrópicas: grafite, diamante e fulereno.

Magnésio (Mg): é um elemento metálico, pertencente ao grupo dos Metais Alcalinos-terrosos, com número atômico 12 (Z=12). Pode ser encontrado em vários minerais, como magnesita (MgCO3), dolomita (MgCO3 . CaCO3) e carnalita (MgCl2 . KCl . 6 H2O). É um elemento essencial para os organismos vivos, e está presente na água e no ar.

Alumínio (Al): é um elemento metálico, brilhante, prateado, e faz parte do grupo dos metais. Possui número atômico 13 (Z=13). O alumínio quando puro é mole e dúctil. Muitas ligas de alumínio são produzidas, contendo outros elementos como cobre, silício, zinco e magnésio.

Silício (Si): é um elemento pertencente ao grupo dos não-metais, com número atômico 14 (Z=14). Tem estrutura cristalina, tipo de diamante. É o segundo elemento químico mais abundante na costra terrestre, e ocorre em várias formas de óxido de silício e nos silicatos minerais. É um semi-condutor, e é extraído por redução do óxido com carbono em forno elétrico.

Sódio (Na): é um elemento químico metálico, mole, prateado, reativo, e faz parte do grupo dos Metais Alcalinos. Possui número atômico 11 (Z=11). É altamente reativo, oxidando no ar e reagindo violentamente com a água. O sódio é um elemento constituinte dos seres vivos, e é essencial.

Titânio (Ti): é um elemento que pertence ao grupo dos Metais de transição, com número atômico 22 (Z=22). As principais fontes podem ser encontradas no rutilo (TiO2) e na ilmenita (FeTiO3).  Sua principal aplicação são em grandres ligas fortes, resistentes à corrosão.

Cobre (Cu): o cobre é maleável, dúctil, um ótimo condutor de calor e eletricidade. Pertence aos Metais de transição, e possui número atômico 29 (Z=29). Os minerais que contêm o cobre são: cuprita (Cu2O), azurita (2 CuCO3 . Cu(OH)2)), calcopirita (CuFeS2) e malaquita (CuCO3 . Cu(OH)2). Um grande exemplo de aparelho feito com esse elemento químico é o para-raio.

Zinco (Zn): é um elemento que pertence aos Metais de transição, com número atômico 30 (Z=30). É um metal reativo,  que combina com outros não-metais e com o oxigênio.

Prata (Ag): é um elemento mole, brilhante, e pertence ao grupo dos Metais de transição. Possui número atômico 41 (Z=47) . A prata ocorre como elemento e também nos minerais, como argentita (Ag2S) e chifre de prata (AgCl). Quimicamente, é menos reativa que o cobre.

Iodo (I): o Iodo pertence aos Não-metais, e possui número atômico 53 (Z=53). É insolúvel em água, mas é solúvel em etanol, e tabém em outros solventes orgânicos. Quimicamente, é o elemento mais eletropositivo dos halogênios, e o menos reativo deles.

Ouro (Au): é um elemento mole, maleável, e pertence ao grupo dos Metais de transição. Tem número atômico 79 (Z=79). Não é reativo quimicamente, não sendo afetado pelo oxigênio.

Mercúrio (Hg): é  um elemento químico líquido, prateado, denso, e pertence ao grupo dos Metais de transição. Possui número atômico 80 (Z=80). É um elemento menos reativo que o zinco e cádmio, e não provoca o deslocamento do hidrogênio de ácidos fracos. Seu principal minério, é o sulfeto de mercúrio (HgS).

Chumbo (Pb): é um elemento denso, mole, dúctil, e pertence ao grupo de Outros metais na tabela periódica. Possui número atômico 82  (Z=82). A galena (PbS) é o principal minério de chumbo, mas existem também outras fontes, como os minerais anglesita (PbSO4), cerusita (PbCO3) e litarge (PbCO3).