logo elementos químicos











Elementos Químicos
Tabela Periódica
Fale Conosco
Mapa do site




Ouro
Barra de OuroA palavra ouro vem do latim aurum e significa aurora reluzente. Ele é representado pelas letras 'Au'. É um elemento mole, maleável e pertence ao grupo dos metais de transição. Tem número atômico 79 (Z=79). Não é reativo quimicamente, não sendo afetado pelo oxigênio.
 
O ouro possui um cor amarelada, é brilhante, resistente e maleável. Por causa de sua beleza, ao longos dos séculos tem sido um elemento muitos disputado entre as civilizações antigas.
 
Um dos objetos mais antigos que criados entre os anos de 4600 a 4200 a.C. com esse material foram descobertos nos sepulcros da cidade de Varna (Bulgária).
 
Por volta do ano de 4000 a.C. Os egípcios utilizavam o elemento na produção de um elixir que trazia rejuvenescimento e longa vida. Na Bíblia Sagrada também há indícios da utilização desse material.
 
Vários povos ao redor do mundo utilizavam-no para sua ganância e também para ter poder. As moedas de ouro começaram a ser produzidas no século VI a.C., pelos egípcios, e também para a produção de jóias e objetos de decoração. Para eles, o ouro era sinônimo de imortalidade e riqueza.
 
Na medicina, alguns povos acreditavam que ele era capaz de trazer benefícios ao ser humano, como por exemplo, o médico grego Dioscórides que aconselhou o tratamento de contaminações com mercúrio por meio do ouro. Os incas, maias e astecas acreditaram por um longo tempo que esse material havia sido trazido pelos deuses.
 
Foi responsável por impulsionar a economia de algumas regiões, durante a idade moderna, como Minas Gerais, no Brasil e na Califórnia (EUA), durante a corrida pelo ouro, muitas pessoas valorizavam essa metal, pois ele poderia deixá-las ricas. Além da riqueza, a extração inadequada do ouro trouxe muitos problemas de saúde e ambientais, já que para sua extração era utilizado o mercúrio.
 
Presença na Natureza
 
O ouro é considerado um dos metais mais nobres, pois ele é inerte. Ele pode ser encontrado em sua forma nativa e também associado a minerais, rochas metamórficas e depósitos aluviares.
 
Os minerais mais comuns que contém o ouro são a pirite e o quartzo. Além de ser encontrado na crosta terreste, existe uma grande quantidade de ouro nos mares, mas não é muito rentável obtê-lo.
 
Aplicações do Ouro
 
O ouro é bastante utilizado na indústria farmacêutica, pois uma de suas substâncias auxilia no tratamento da artrite reumatoide e também para o tratamento do câncer. Além disso, as nanopartículas de ouro podem ajudar no diagnóstico na gravidez e para detectar salmonela no organismo. Além disso, ele pode ser utilizado na odontologia para a restauração dentária.
 
Na indústria, é capaz de refletir a radiação infravermelha, pois quando é colocada uma película de ouro em janelas de edifícios, o calor do sol é refletido em dias quentes, diminuindo a utilização do ar condicionado. Essa película pode ser utilizada também para controlar a temperatura de trajes espaciais.
 
Como é um material resistente à corrosão é utilizado em computadores, telefones, chaves elétricas, etc. Nas joalherias pode ser misturado a outros metais para dar mais dureza a peça.
 
Curiosidades
 
  • A China e a África do Sul são um dos países que possuem uma das maiores reservas de ouro no mundo.

 

  • A produção de ouro em sua grande maioria é destinada aos bancos centrais de todos os países para a criação de sua reserva monetária.

 

  • Atualmente, a produção de ouro não é um índice para a medir o nível de riqueza de um país.
 
 
 Lantânio <<-- Ouro -->> Sódio